ÁREA DO CLIENTE

Esqueceu sua senha?

Notícias

Viagem sustentável

Viajar é tudo de bom, não é verdade?! Esse é um dos passatempos preferidos da maioria das pessoas, que, nas férias, aproveitam alguns dias de descanso para conhecer lugares novos, visitar alguns que já conhecem… No post de hoje, trouxemos dicas de como aliar a sustentabilidade a esses momentos.

Se você quer relaxar ou visitar lugares mais agitados, conhecer cidades e países diferentes, vivenciar novos hábitos e experiências… Ou seja, se a intenção é sair da rotina, a melhor forma de fazer isso é viajando. Mas você sabia que é possível tornar a sua viagem mais sustentável?! Saiba como, a seguir!

  • Deslocamentos

Procure utilizar, no seu lugar de destino, o transporte público, que emite menos dióxido de carbono por viajante. Pesquise, antes de viajar, sobre as opções de metrô, ônibus e trem do local. Além disso, os passeios a pé, além de ajudarem o meio ambiente, farão com que você conheça melhor certos lugares, observando detalhes que poderiam passar batido. A bicicleta também é um ótimo meio de locomoção – e ainda te ajuda a fazer alguma atividade física no período.

  • Hospedagem

Atualmente, há, pelo mundo, diversas opções de hotéis, pensões, pousadas e albergues sustentáveis. Você pode pesquisar, antes de fazer sua reserva, se o hotel adota práticas sustentáveis, como a separação adequada do lixo, o reaproveitamento da água da chuva, além da preservação da fauna e flora locais.

Além de procurar opções sustentáveis no seu lugar de destino, também é essencial que você tenha atitudes sustentáveis, como, por exemplo:

  • Não desperdiçar água;
  • Utilizar as toalhas de banho e rosto por mais de um dia;
  • Ligar o ar condicionado apenas quando for realmente necessário, verificando se as portas e janelas estão bem vedadas;
  • Verificar, antes de sair, se todas as luzes estão apagadas e se as torneiras estão bem fechadas;
  • Prestigiar o comércio, o artesanato e os restaurantes locais, incentivando a economia da região;
  • Usar sacolas reutilizáveis para fazer compras (leve-as na sua mala para onde for);
  • Não desperdiçar comida, pedindo um prato apenas se tiver a certeza que o comerá – antes de pedir uma iguaria, solicite uma prova;
  • Recolher todo o lixo que você produzir, colocando-os em locais adequados.

Na realidade, são atitudes bem simples, que ajudam o meio ambiente, ao mesmo tempo em que você se diverte e explora cantinhos novos. A partir de agora, tente colocar nossas sugestões em prática quando for viajar, tornando sua viagem mais sustentável, que tal?!