ÁREA DO CLIENTE

Esqueceu sua senha?

Notícias

Segurança em casa: Como evitar acidentes com boxes e janelas de vidro

Especialista dá dicas para prevenir acidentes com portas, janelas e boxes de vidro

BANHEIRO INFANTIL | Bancada de quartzo branco com gabinete assinado pela Todeschini e desenvolvido para o projeto. Cuba e torneira da Deca. Revestimento box, modelo sixties rose 5 x 5, da Decortiles  (Foto: Julia Ribeiro/Divulgação)
Caso seja utilizado o material errado, o vapor do banho pode fazer o vidro do box estourar (Foto Julia Ribeiro/Divulgação)

Janelas de vidro e boxe do banheiro podem representar um perigo dentro de casa. Má instalação e escolha do material errado podem fazer com que ele se quebre com facilidade. Ronaldo dos Santos dá dicas para garantir a segurança com esse tipo de superfície dentro de casa e evitar acidentes.

Para o boxe do chuveiro, Ronaldo recomenda a versão temperada.”O vidro temperado sofre um processo térmico para aumentar a sua resistência. Ele chega a ser cinco vezes mais forte que os modelos comuns da mesma espessura, e resiste melhor às variações de temperatura, evitando o choque térmico”, explica.

O loft fica no pavimento térreo do prédio. No lugar da sacada, há um quintal com acesso pela porta de correr na sala. O espaço virou extensão da área social com mesa e cadeiras rodeadas por vasos de plantas. Projeto da arquiteta Bruna Riscali (Foto: Evelyn Müller/Casa e Jardim)
As caixilhas são essas estruturas de apoio que cercam o vidro das portas de correr. Projeto da arquiteta Bruna Riscali (Foto Evelyn Müller/Casa e Jardim)

Além disso, caso haja algum incidente, os pedaços formados pelo modelo temperado são menos afiados. “Quando o vidro temperado quebra, ele se parte em pequenos fragmentos, mas garante a segurança. Como os pedaços não são afiados, o risco de alguém se machucar é bem menor do que com o vidro comum, que se quebra em partes maiores e cortantes”, alerta o especialista.

Para portas de correr e janelas, os modelos autoportantes são comumente utilizados para as alternativas temperadas. Isso significa que as portas dispensam o uso de caixilhos, que são estruturas de apoio. “As roldanas são fixadas no próprio vidro, não precisando daquele quadro todo para ter seus rolamentos fixados”, explica. Porém, mesmo que seja uma opção altamente resistente, o uso dos caixilhos pode trazer ainda mais segurança!

A instalação deve estar nas mãos de profissionais, que podem fazer a manutenção preventiva periódica. Ainda assim, outros pontos devem ser levados em consideração. “Deve-se evitar batidas nas extremidades, uma vez que são os pontos mais frágeis do vidro temperado”, afirma Ronaldo. Para redobrar o cuidado, películas de segurança são responsáveis por manter a superfície fragmentada inteira, impedindo com que os cacos caiam no chão, a fim de evitar fraturas. A marca BLINDEX é reconhecida por vender o material já com a película, mas, atualmente, outros fabricantes também oferecem a proteção.

Caso você já tenha passado por um incidente do tipo, é importante verificar se o vidro que você comprou foi temperado de forma correta. Essa checagem deve ser feita por um especialista a partir dos pedaços da quebra.

Fonte: Casa e Jardim