ÁREA DO CLIENTE

Esqueceu sua senha?

Notícias

RJ: Prefeitura lança campanha de vacinação de animais

Objetivo é vacinar 500 mil cachorros e gatos, em ação contra raiva animal

Cachorros e gatos deverão ser vacinados na cidade do Rio de Janeiro Foto: Pixabay

Nesta segunda-feira (15), a Prefeitura do Rio de Janeiro lançou uma campanha de vacinação contra a raiva animal. O objetivo é vacinar 500 mil cachorros e gatos contra a doença. Além das redes sociais, a campanha foi divulgada no auditório do Centro Administrativo São Sebastião (CASS), na Cidade Nova. Na ocasião, o prefeito Marcelo Crivella falou sobre a importância da iniciativa.

Segundo ele, a campanha, intitulada Se liga, bicho! Raiva é caso sério – 2018, contribui para a saúde de toda a população da cidade. Em seu discurso, Crivella afirmou que sua gestão tem concentrado esforços para aumentar a cobertura das vacinas a cada ano.

No ano passado, 468 mil animais foram vacinados. Agora, a meta é superar o antigo número. Bichos pertencentes a moradores de rua também deverão passar pela imunização.

– Nós já conseguimos um salto enorme no número de animais vacinados. No ano passado, chegamos a uma cobertura muito maior que a de 2016, quando foram vacinados apenas 72 mil animais. E neste ano será muito mais, pois vamos colocar mais 144 postos de vacinação na rua, além dos 670 que foram colocados no ano passado, e vacinar os animais de pessoas que vivem em situação de rua – disse a subsecretária de Vigilância Sanitária, Márcia Rolim.

No próximo sábado, postos volantes de vacinação começarão a percorrer áreas de difícil acesso do município. Ao todo, quatro kombis devidamente adesivadas terão dois profissionais que poderão vacinar até mil animais por dia. Além disso, 814 postos fixos funcionarão em todas as regiões da cidade do Rio de Janeiro para atender a população.

A ação durará até o dia 15 de dezembro. Clique aqui para ter acesso ao site da Vigilância Sanitária, onde estão informações sobre os endereços de todos os postos de vacinação.

CUIDADOS NECESSÁRIOS

Na hora da vacinação, cachorros deverão estar com coleira e guia, e os gatos, em caixas de transporte apropriadas. Animais com temperamento agressivo devem usar focinheira.

Após a vacinação, sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem ocorrer até 36 horas após a aplicação.

Prefeitura lançou nova campanha contra a raiva animal Foto: Divulgação

Fonte: Pleno.News