ÁREA DO CLIENTE

Esqueceu sua senha?

Notícias

Planejamento e alternativas garantem economia nos condomínios

Em época de contenção de custos, o post de hoje vem falando sobre algumas alternativas que garantem, aos condomínios, economia. Tudo deve ser feito de forma bem planejada e contando com a ajuda de todos, condôminos e funcionários.

Para aliviar a conta condominial, evitando a inadimplência, algumas atitudes podem ser tomadas, enxugando gastos com as contas de luz, água, e também com a folha de pagamento dos funcionários. Confira a seguir algumas sugestões de mudanças!

  • Portaria remota: além de mais seguro, a portaria remota é bem mais barata do que a convencional, que conta com vários funcionários, como porteiros e vigias. São usadas câmeras e todo um sistema de segurança, conectado por uma central, que exigem um investimento inicial, mas compensam já nos primeiros meses.
  • Iluminação: trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou, ainda melhor, de LED, que são mais potentes e econômicas, também gerará uma grande economia. Novamente, é necessário um investimento inicial, mas que, com certeza, será compensado.
  • Sensores de presença: outra medida que pode ajudar a economizar nas contas de energia é a colocação de sensores presenciais, que só ascendem as lâmpadas quando alguém chega/passa. Essa pode ser uma opção para as áreas comuns do prédio.
  • Água: além de cada unidade economizar água, com um uso mais consciente, o condomínio também pode instalar, em todos os apartamentos, redutores de vazão da água, tanto em torneiras, como em chuveiros.
  • Vasos sanitários: ainda na economia de água, outra atitude pode ser trocar os vasos sanitários pelos que tenham caixa acoplada com válvula dupla de descarga, onde um acionamento de botão gasta menos água que o outro.
  • Reutilização: também para economizar água, consumindo de forma mais consciente, uma ideia é reutilizar o que sobra da máquina de lavar para limpar calçadas e latas de lixo, por exemplo, e a água da chuva, que pode ser captada na laje e tratada de forma especial, usada para vários fins.

Viram, só?! Alternativas para economizar não faltam, em diferentes aspectos do condomínio. Portanto, não existe desculpa para não fazer sua parte e consumir de forma mais eficiente, e economizar onde pode, em prol de um bem comum – dos condôminos e da natureza.