ÁREA DO CLIENTE

Esqueceu sua senha?

Notícias

História dos bairros – Botafogo

Tradicional bairro da Zona Sul carioca, Botafogo tem cerca de 100 mil habitantes e abriga alguns dos mais lindos cartões-postais da Cidade Maravilhosa. Localizado entre o Centro e os outros bairros da Zona Sul, falaremos sobre ele no post de hoje. Continue lendo e conheça mais!

A cidade do Rio de Janeiro começou no Morro Cara de Cão – onde hoje se localiza a Fortaleza de São João. Meses depois de sua fundação, Estácio de Sá resolveu demarcar os limites da cidade de São Sebastião e doou um pedaço da terra, o que era muito comum, a seu amigo Francisco Velho.

Francisco, que também tinha ajudado na fundação da cidade, vendeu suas terras para João Pereira de Sousa, conhecido como Botafogo (pois era chefe da artilharia de Galeão Botafogo). Dessa forma, o bairro foi assim batizado, em 1590.

Com a chegada da Família Real, em 1808, o bairro, que era rural, transformou-se, tornando-se o local preferido de nobres e comerciantes ingleses, que queriam construir, lá, suas residências. O lugar mais nobre acabou sendo a Rua São Clemente, onde moraram, posteriormente, todos os barões do café.

O cemitério São João Batista, inaugurado em 1852, é uma importante construção e marco na história do Rio de Janeiro. Ali, estão enterradas várias personalidades brasileiras, como, por exemplo, Heitor Villa-Lobos, Carmem Miranda, Machado de Assis, Santos Dumont, Tom Jobim, Roberto Marinho e Zuzu Angel.

A Igreja da Imaculada Conceição do Sagrado Coração de Jesus, erguida em 1892, na Praia de Botafogo, tem suas torres em estilo gótico. O primeiro colégio do bairro foi o da Imaculada Conceição, seguido pelo Santo Inácio e Colégio Andrews (onde, hoje, existe o Colégio PH).

O bairro também possui muitos estabelecimentos: cinemas, teatros, centros comerciais, casas noturnas, museus, escolas, centros empresariais, clínicas e hospitais. Além disso, abriga a sede do Botafogo Futebol e Regatas e a escola de samba São Clemente.

Dos visuais mais bonitos do bairro, destaca-se a enseada de Botafogo – com os morros do Pão de Açúcar e da Urca ao fundo. Outro local que tem uma vista linda é o Mirante do Pasmado, não tão famoso, de onde é possível observar, por exemplo, a enseada de Botafogo, mencionada anteriormente, e o Corcovado.

Em Botafogo estão a favela Santa Marta (onde Michael Jackson gravou, nos anos 90, o clipe They don’t care about us) e o Mirante Dona Marta (entre Botafogo, Flamengo, Laranjeiras, Cosme Velho e Silvestre), que pode ser acessado pela estrada que vai até o Corcovado.

O bairro também abriga o Palácio da Cidade, onde o prefeito do Rio de Janeiro trabalha, e outros edifícios de destaque, como o Palácio São Clemente (residência do cônsul-geral de Portugal) e os museus do Índio e Villa Lobos (criado um ano após a morte do compositor).

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a história e alguns dos pontos de destaque desse adorável bairro carioca, que tal separar um tempo para conhecê-lo melhor, de perto, visitando seus pontos turísticos e apreciando suas belezas?!