ÁREA DO CLIENTE

Esqueceu sua senha?

Notícias

Como escolher luminárias de piso

É extremamente sabido que a iluminação faz toda a diferença em qualquer espaço, não é verdade?! Ela é um dos elementos mais importantes da decoração, aliando beleza, conforto e funcionalidade. Na matéria de hoje, trouxemos dicas de como escolher luminárias de piso. Confira!

As luminárias de chão/piso vêm ganhando espaço nas revistas de decoração e no gosto popular. São peças versáteis e fácil de serem transportadas, que podem incrementar espaços da sua casa, como um cantinho de leitura ou de jogos, a lateral da cama ou direcionadas a alguma mesa/objeto de destaque.

Podendo ser encontrada em diversos materiais (madeira, ferro, vidro, metal…), têm tudo para agradar a todos os estilos. Os modelos também podem variar muito, podendo ser de corpo inteiro (com uma cúpula grande que vai do chão até o topo), ter uma haste (reta, articulada ou com curvatura) ou também um tripé.

Para escolher o modelo ideal, é preciso levar em conta alguns fatores, como a luminosidade necessária no local e a oferecida pela luminária, o desenho da peça, e, principalmente, ela em conjunto com o espaço, avaliando se combina bem e se fica em equilíbrio com o resto do ambiente.

Os estilos também variam bastante. Em cômodos mais contemporâneos, os modelos com design diferenciado (como geométricos) combinam bem. Elas podem ser totalmente metálicas ou coloridas, por exemplo, e às vezes dispensam até as cúpulas. Já decorações clássicas, por sua vez, pedem peças mais tradicionais.

Se o ambiente for neutro, é possível optar por uma peça colorida e moderna, acrescentando, assim, um elemento que leve cor e estilo ao ambiente, de forma elegante. Aliás, nesses locais (neutros), quase todos os modelos e estilos de luminárias ficam bem.

Em ambientes rústicos, as mais indicadas são as artesanais, que utilizam certos materiais, como a madeira, por exemplo, e cúpulas de tecidos naturais ou palhas, característicos desse estilo. Quem gosta de botar a mão na massa pode encontrar tutoriais na internet de como montar a própria peça.

Com relação às lâmpadas, elas costumam ser feitas para lâmpadas incandescentes ou fluorescentes. Porém, cada vez mais, há modelos feitos com lâmpadas de LED, que, apesar de mais caras, são mais econômicas, duráveis e não aquecem, além de serem ecologicamente corretas.

Sobre a cor da luz, o ideal é que ela seja mais quente, principalmente em modelos com apenas um bocal. Isso porque as luminárias com mais bocais, por sua vez, permitem a harmonização da luz amarela com a branca, equilibrando-as e dando maior aconchego e clareza.

Já se a sua intenção for utilizar a luminária de piso em ambientes que precisem de mais claridade, como os espaços dedicados ao trabalho ou estudo, por exemplo, é preferível optar pelas lâmpadas brancas, que são bem mais indicadas para esses momentos.

Esperamos que você tenha gostado das informações e sugestões que trouxemos nesse post e que, com elas, consiga escolher uma luminária de piso bem linda e funcional para algum ambiente da sua casa, deixando-o mais estiloso, bonito e elegante.