ÁREA DO CLIENTE

Esqueceu sua senha?

Notícias

Bairros: Jardim Botânico

Na matéria de hoje, traremos diversas informações sobre um bairro muito bonito e arborizado da Zona Sul da Cidade Maravilhosa: Jardim Botânico. Continue lendo o post e saiba mais sobre a história e outros pontos de interesse desse queridinho carioca, a seguir.

O Jardim Botânico faz divisa com os bairros Lagoa, Gávea, Humaitá e Alto da Boa Vista. Liga-se à Zona Norte através do Túnel Rebouças, próximo a divisa com o bairro Lagoa. Sua população é formada, tipicamente, pelas classes média alta e alta, sendo um bairro fortemente residencial, marcado pelo comércio local.

Sua via principal, que, inclusive, liga o bairro ao restante da Zona Sul, além de dar acesso a Zona Oeste, é a Rua Jardim Botânico. Por sua ampla vegetação, além da proximidade com a Lagoa Rodrigo de Freitas, tem uma temperatura mais amena que a média do Rio de Janeiro.

Abriga diversos locais com vegetação exuberante, como o próprio Jardim Botânico do Rio de Janeiro (que deu nome ao bairro), criado em 1808, parte da Floresta da Tijuca, e ainda o Parque Lage, que tornam o bairro um dos raros com grau tão elevado de vegetação na cidade grande.

Falando no Parque Lage, ele conta com um terreno enorme, que pertencia à família Lage. Em decreto de 1976, esse terreno foi desapropriado, mas a sede da antiga residência da família ainda existe, tendo-se tornado ponto de interesse da cidade, tanto para moradores, como turistas.

A arquitetura do bairro é bem variada, já que conta com algumas construções antigas, ainda preservadas, mas também com muitos prédios modernos. Nas margens das montanhas, belos casarões de família com alto poder aquisitivo podem ser encontrados.

Abrigou o Teatro Fênix, tradicional na cidade, onde foram gravados diversos programas de auditório, como, por exemplo, do Chacrinha, Faustão, Xuxa e Os Trapalhões. Com a construção dos Estúdios Globo, o espaço foi desativado e, posteriormente, demolido. Hoje em dia, dá lugar a um prédio.

Possui alguns importantes clubes esportivos e sociais, como, entre outros, a sede esportiva do Jóquei Club Brasileiro (Hipódromo da Gávea), a sede náutica do Club de Regatas Vasco da Gama, a Sociedade Hípica Brasileira e as sedes esportivas do Clube Militar e do Clube Naval do Rio de Janeiro.

E então, o que você achou de tudo isso que falamos sobre o Jardim Botânico?! Esperamos que tenha gostado das informações e se animado para conhecer alguns dos lugares que citamos, num passeio por esse bairro tranquilo e de vegetação abundante. Que tal?!