ÁREA DO CLIENTE

Esqueceu sua senha?

Notícias

Bairros: Ipanema

A matéria de hoje vem falando sobre um dos bairros mais amados da Cidade Maravilhosa: Ipanema. Localizado na Zona Sul carioca, é um dos cartões postais mais famosos do Brasil. Traremos mais informações desse bonito e boêmio bairro do Rio de Janeiro, a seguir.

No século XIX, Ipanema era uma chácara, pertencente ao Conde de Ipanema, que fez, em 1894, a “Villa Ipanema”. Para lucrar mais com os lotes que fundou, ele construiu praças e abriu avenidas. Tudo deu muito certo e, logo em seguida, começaram a ser feitas as primeiras casas.

Já na década de 60 muitas dessas casas deram lugares a prédios, devido a especulação imobiliária. A popularização do bairro, que sempre foi taxado como local jovem e descolado, ideal para a prática de esportes e apreciação da natureza, fez com que, rapidamente, ele fosse todo habitado.

Desde a década de 50, é ponto de encontro de artistas e, décadas atrás, atraía, também, muitos intelectuais – que frequentavam bares que, até hoje, permanecem abertos. Entre a Praia de Ipanema e a Lagoa, Ipanema é cercada pelo Leblon, Copacabana e Arpoador.

Por todas as suas belezas naturais e sua localização estratégica, é um dos bairros cariocas mais requisitados e caros. A renda média de seus moradores é de quase sete mil reais mensais, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Abriga prédios antigos e modernos, além de sobrados e casarões tradicionais. A avenida mais cobiçada do bairro é a da orla, a Vieira Souto. Nela, muitas lojas estão presentes, além de hotéis, restaurantes e bares. O bairro também conta com feiras abertas, toda semana.

Possui muitos centros de ensino, entre os mais conhecidos estão os colégios PH, Notre Dama e Max Nordau e a Universidade Cândido Mendes (UCAM). Também há muitas clínicas espalhadas e conta com hospitais. O comércio do bairro se centraliza na Rua Visconde de Pirajá.

O acesso aos demais bairros da cidade é simplificado, podendo ser feito facilmente de ônibus, metrô e, obviamente, carro. Entre suas atrações estão, além da praia, é claro, a Casa de Cultura Laura Alvim, o (histórico) Teatro Ipanema e a popular Praça General Osório.

E então, o que você achou de conhecer melhor esse querido bairro carioca?! Esperamos que tenha gostado do post e se animado para tirar um dia e aproveitar um belo passeio por Ipanema e todas as suas belezas.