ÁREA DO CLIENTE

Esqueceu sua senha?

Notícias

Bairro: Laranjeiras

A matéria de hoje vem falando de mais um bairro muito querido da cidade do Rio de Janeiro: Laranjeiras. Nobre, de classe média-alta da Zona Sul carioca, possui suas particularidades. Confira, a seguir, dados sobre sua história, além de outras informações interessantes.

Você sabia que Laranjeiras é um dos bairros mais antigos do Rio?! Teve sua ocupação iniciada no século XVII, com a construção de chácaras no vale ao redor do Rio Carioca. Foi, por isso, inicialmente chamado de Vale do Carioca. Na parte mais baixa do vale, havia muitas laranjeiras, o que acabou dando o nome atual ao bairro.

No século XIX, foram surgindo chácaras rústicas e luxuosas, ocupadas por homens ricos. Com a presença da Princesa Isabel no palacete (atual Palácio Guanabara), a Rua Paissandu, principal caminho para o palacete, foi ornamentada, pela princesa, com palmeiras-imperiais, existentes até os dias de hoje.

Além de abrigar importantes construções históricas, como os famosos Palácio Guanabara e Palácio Laranjeiras, o bairro também abrigou várias embaixadas, no período em que a Cidade Maravilhosa foi a capital federal, como, por exemplo, da Itália e da Alemanha.

Em 1880, com a implantação da Companhia de Fiações e Tecidos Aliança, instalada na Rua General Glicério, a região começou a sofrer grandes transformações e surgiram, no local, os primeiros comerciantes. A fábrica, que funcionou até 1938, levou ao bairro as vilas operárias.

Sendo, atualmente, residência oficial do Governador do Estado do RJ, o Palácio Laranjeiras é uma das principais atrações do bairro. O Palácio Guanabara, atual sede do governo do Estado do RJ, também está nessa lista. Além deles, a Matriz de Nossa Senhora da Gloria e o Parque Guinle também se destacam.

Também está, na região, a sede do Fluminense Football Club, além de outras sedes muito importantes, como do BOPE (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) e a sede administrativa do Rio da Força Nacional de Segurança.

De localização estratégica e sendo tipicamente residencial, faz limite com Cosme Velho, Santa Teresa, Catete, Flamengo, Botafogo, Catumbi (pelo Túnel Santa Bárbara) e Rio Comprido (Túnel da Rua Alice). A Rua das Laranjeiras é sua principal via, começando no Largo do Machado.

E então, o que você achou de conhecer um pouquinho mais sobre esse antigo e charmoso cantinho do Rio de Janeiro? Esperamos que tenha gostado! Se souber outras informações sobre o bairro, conte pra gente! Aproveite e compartilhe esse post com seus amigos.