ÁREA DO CLIENTE

Esqueceu sua senha?

Notícias

8 Dicas profissionais para não errar na decoração da cozinha

A cada ano, a cozinha vem ganhando destaque nas casas dos brasileiros. Hoje, este espaço, que antes era visto como um local de tarefas domésticas, passou a ser um lugar de interação e lazer. Assim, é comum que uma das preocupações atuais de quem está montando sua casa seja ter um cômodo que atenda às suas necessidades, criando um espaço onde seja possível cozinhar de forma prazerosa e receber amigos.

Além disso, na correria do dia a dia, a palavra “praticidade” se tornou outra prioridade neste tipo de ambiente: se bem planejada, além de ser esteticamente agradável, a cozinha se torna um cômodo acessível nas tarefas diárias e fácil de ser utilizada.

Confira abaixo como não errar na decoração da cozinha:

1. Armários nunca são demais

Foto: Reprodução / Jacqueline Fumagalli

FOTO: REPRODUÇÃO / JACQUELINE FUMAGALLI

Para cozinhas grandes, médias ou pequenas, um item essencial são os armários: eles podem ser feitos sob medida, adaptando-se bem ao espaço disponível. Estes aparatos ainda são extremamente úteis para guardar utensílios e alimentos. “Minha principal dica, especialmente para cozinhas pequenas, é selecionar os equipamentos necessários levando em consideração o tamanho do espaço e providenciar um projeto detalhado com armários sob medida”, afirma a designer.

2. Azulejos são mais que revestimentos

Foto: Reprodução / Raduan Arquitetura

FOTO: REPRODUÇÃO / RADUAN ARQUITETURA

“Colocar revestimentos atraentes entra a bancada inferior e a superior ou atrás do fogão é algo que traz personalidade para a cozinha e deixa o ambiente charmoso”, afirma Melissa. Mas, além de garantir uma decoração única, o azulejo também protege a parede de gorduras e demais substâncias que possam respingar, sendo uma superfície de fácil manutenção.

Outra opção são os ladrilhos hidráulicos, que são peças mais rústicas, sem brilho, feitas a partir de cimento e corantes. Nestes casos, se colocados próximos ao fogão, é necessária a aplicação de um impermeabilizante.

3. Coifa ou depurador?

Foto: Reprodução / Lorrayne Zucolotto

FOTO: REPRODUÇÃO / LORRAYNE ZUCOLOTTO

Independente da escolha entre coifa ou depurador, é importante, antes de mais nada, saber que ambos são essenciais para uma cozinha: eles impedem que a fumaça e os cheiros produzidos pelos alimentos se espalhem pela casa toda.

Mas qual deles então escolher? A coifa (que existe nas versões de parede ou em ilha) possui uma chaminé, diferentemente do depurador – que é, por isso, mais indicado para cozinhas pequenas.

4. Invista nos utensílios

Foto: Reprodução / Juliana Pippi

FOTO: REPRODUÇÃO / JULIANA PIPPI

Utensílios criativos ou com estampas cheias de estilo estão disponíveis no mercado com preços para todos os bolsos. Por isso, eles se tornam ótimas opções para deixar o ambiente ainda mais charmoso.

5. O piso dá o toque especial

Foto: Reprodução / Gisaura Castro

FOTO: REPRODUÇÃO / GISAURA CASTRO

O piso pode fazer toda a diferença no ambiente: além de ser comercializado em várias cores e texturas, são peças importantes para a manutenção da cozinha. “Entre os detalhes que precisam de atenção está o piso, que deve ser fácil de limpar”, explica a designer.

6. Cobogós dão um toque especial ao ambiente

Foto: Reprodução / Caio José Andrade

FOTO: REPRODUÇÃO / CAIO JOSÉ ANDRADE

Em grande parte dos apartamentos, é comum que a cozinha compartilhe o mesmo espaço com a lavanderia. Uma opção charmosa para fazer a divisão entre os dois cômodos são os cobogós: peças comercializadas em vários formatos e cores com vazamentos que permitem a circulação de ar entre os cômodos.

7. Temperos expostos

Foto: Reprodução / Fátima e Natasha Nogueira

FOTO: REPRODUÇÃO / FÁTIMA E NATASHA NOGUEIRA

Além de expor as panelas, outra forma de deixar a cozinha ainda mais prática e com um ar despojado é expor os temperos. Para isso, utilize prateleiras, nichos ou mesmo estantes.

8. Tinta de quadro-negro para não esquecer as receitas

Foto: Reprodução / Lorrayne Zucolotto

FOTO: REPRODUÇÃO / LORRAYNE ZUCOLOTTO

A tinta de quadro-negro é, hoje, uma das “queridinhas” entre os designers e arquitetos, pois dá a qualquer ambiente um ar mais descontraído e ainda permite uma interação em sua superfície. Na cozinha, ela se torna uma ótima opção para se anotar recados, alimentos que precisam ser comprados ou mesmo receitas diversas.